Redundancy Master - Como Usar Servidores OPC em Pares Redundantes


O Redundancy Master aumenta a confiabilidade e disponibilidade dos dado OPC habilitando o uso de servidores OPC DA em pares redundantes. Cada par redundante de servidores OPC aparece, de forma transparente, como um único servidor OPC para o aplicativo cliente OPC. O Redundancy Master pode ser adicionado a qualquer aplicação cliente / servidor OPC sem necessidade reconfiguração na aplicação.

Retorno do Investimento - o Redundancy Master é instalado no mesmo computador do aplicativo cliente OPC e é um agente intermediário nas conexões com os servidores OPC das estações primária e secundária. Ele intercepta as chamadas cliente / servidor. Se o cliente por qualquer razão perde a conexão com a estação primária, cuja condição foi definida pelo usuário, então o Redundancy Master derruba a conexão com a estação primária e promove a estação secundária ao papel de estação primária. Quando a estação primária volta a operar, o Redundancy Master retorna a ela o papel de estação primária.

Facilidade de Uso - para usar o Redundancy Master em uma aplicação existente não é necessário fazer qualquer alteração nas aplicações existentes no cliente OPC e nos servidores OPC. A configuração do Redundancy Master é bastante intuitiva e leva apenas alguns minutos para ser efetuada.

Casos de Uso

Com o Redundancy Master é possível reduzir o impacto de paradas e melhorar a qualidade de uso do seu sistema.

Mitigando falhas de equipamentos e conexões. - Existem várias causas que impactam na qualidade e confiabilidade dos dados de um sistema. As razões mais comuns para perda de conexão são:

  • O computador rodando o servidor OPC é desligado.
  • Erros internos causam o desligamento do servidor OPC.
  • Perda de conexão ou conexão instavel de rede entre cliente e servidor OPC.
  • Mudança em parâmetros de rede causa problemas ou falha na conexão.
  • Mudança de login no computador onde está rodando o servidor OPC.

Outros tipos de falha, podem ser:

  • Falha na conexão física (cabo de rede desconectado).
  • Falha de algum equipamento de rede (roteador ou switch quebrado).
  • Interferência elétrica.
  • Retardos na propagação de sinal.
  • Fatores ambientais.
  • Ocorrências randomicas.

O Redundancy Master pode ser configurado para monitorar estas condições e prevenir paradas desnecessárias do sistema, economizando tempo e dinheiro.

Redundância no computador local - Neste cenário o aplicativo cliente OPC, o Redundancy Master e o servidor OPC secundário residem na mesma estação (computador). E, o servidor OPC primário reside em outro computador. Esta situação permite o uso de dois computadores para implementar o sistema de redundância, ao invés de três computadores.

Vaŕios pares de servidores OPC em redundância - O Redundancy Master pode ser configurado para controlar mais de um par de servidores OPC redundantes, simultaneamente. Com isso, é possível acessar dados de vários sistemas maior confiabilidade e robustez.



Redundancy Master - Diagrama Conceitual

Funcionalidades do Produto

Nome das Estações Primária e Secundária - Habilita a operação em redundância de um par Link Master, onde um Link Master é o estação primária e outro Link Master é o estação secundária. Quando o estação primária falha o estação secundária assume o papel de estação primária. Quando o estação primária volta a opera o estação secundária reassume seu papel de secundária.

Modo de Conexão - O Redundancy Master pode operar de três formas distintas.

  • Cold - A aplicação cliente OPC se conecta a um servidor OPC, a estação primária. Em caso de falha na estação primária o Redundancy Master vai tentar se conectar à estação secundária e transferir a conexão do aplicativo cliente OPC para a estação secundária. Este modo de conexão é modo que leva mais tempo para estabeler a nova conexão e pode ocorrer um "ping-pong" entre estações caso o Redundancy Master não consiga fazer a conexão com a estação secundária logo na primeira tentativa.
  • Warm - A aplicação cliente OPC se mantém conectada as duas estações, primária e secundária. Porém ela só mantém ativa a conexão aos itens OPC da estação primária. Em caso de falha na estação primária, o Redundancy Master de chaveia apenas a ativação dos itens OPC para a estação secundário. Este modo de conexão é bem mais rápido para efetivar a transferência do que o modo anterior, porém ele consome mais recursos computador onde está instalado o Redundancy Master.
  • Hot - A aplicação cliente OPC se mantém conectada as duas estações, primária e secundária e ativa os itens OPC de ambas. quando em operação, o Redundancy Master roteia para o aplicativo cliente OPC apenas a comunicação proveniênte da estação primária. Em caso de falha na estação primária, o Redundancy Master passa a rotear a comunicação da estação secundária. Este é o modo de conexão com o menor tempo de transferência, porém é o consome a maior quantidade de recursos do computador.

Sempre Conectado à Estação Primária - O Redundancy Master mantém o aplicativo cliente OPC conectado a estação primária, sempre que ela estiver disponível.

Interrogando o Status dos Servidores OPC - O usuário define um intervalo de tempo que determina a frequência que o Redundancy Master vai interrogar o status dos servidores OPC Um intervalo de tempo pequeno significa que esta interrogação será disparada com uma frequência mais alta, portanto reduzindo o tempo de transferência em caso de falha.

Timeout da Interrogação - O usuário define um intervalo de tempo que determina o timeout para uma solicitação de Interrogação. Se o servidor OPC não responder a uma Interrogação dentro do tempo de timeout estabelecido, o Redundancy Master considera que houve falha na comunicação.

Monitoração - Este recurso permite ao usuário definir condições específicas para iniciar a troca da estação primária pelaestação secundária.

Diagnóstico - As mensagens de evento podem ser gravadas em disco, e portanto no evento de uma ocorrência todas as notificações ficam gravadas em disco. Quando o sistema for religado, novas mensagens, quando existirem, serão concatenadas as existentes.

Notificação - O usuário pode definir um ou mais destinatários para receber notificações por e-mail informando eventos ocorridos no Redundancy Master.