Link Master – Conexão entre Servidores OPC


Link Master – A Melhor Forma Para Interligar Servidores OPC, cria conexões entre servidores OPC habilitando a troca de dados bi-direcional entre eles.

Além disso, o Link Master pode operar como servidor OPC DA e servidor DDE, simultaneamente, permitindo conectar sistemas herdados com interface DDE a aplicações modernas com interface OPC.

Para configurar o Link Master não é necessário qualquer conhecimento em programação, você cria o mapeamento entre os pontos, simplesmente, “arrastando e soltando”. Com funcionalidades como conversão de escala, controle de acesso, rastreamento de erro, otimização de escrita é possível ter controle total do fluxo de dados e acesso a aplicação.

Controle a Transferência de Dados - o usuário cria Link Groups. O Link Group é uma lista de itens OPC - um Data Set - para ser usada na troca de dados entre servidores OPC, a uma frequência pré determinada. Ao criar diversos Link Groups você controla a frequência em que os dados são transferidos de um servidor OPC para outro, podendo definir taxas de atualização diferentes conforme a necessidade de sua aplicação. O controle da taxa de transferencia dos Link Groups permite otimizar o tráfego de dados na rede e aumentar a disponibilidade do sistema.

Aplicações

Conexão e troca de dados entre servidores OPC diferentes - O cenário mais comum de uso do Link Master ocorre quando existe a necessidade de troca de dados, por exemplo, entre um CLP Allen Bradley a uma balança. O CLP é acessado pelo RSLinx (o servidor OPC DA da Rockwell) e a balança é acessada pelo KEPServerEX com driver UCON. Usando o Link Master, o usuário pode configurar a transferência de dados de pesagem da balança para o CLP.


Concentrador de Dados - Outra situação interessante é quando o Link Master é usado como um servidor OPC DA para servir dados de vários servidores OPC DA para um aplicativo cliente OPC DA. O usuário pode ter um aplicativo cliente OPC DA limitado a uma única conexão OPC. E, a aplicação necessita que este aplicativo se conecte a vários servidores OPC existentes. Usando o Link Master, o usuário pode configurar a conexão aos diversos servidores OPC e servir os dados destes servidores em uma única conexão ao aplicativo cliente OPC DA.


Conexão e troca de dados entre drivers no KEPServerEX - Este cenário acontece quando o usuário tem necessidade que dois dispositivos (CLPs, por exemplo) conectados ao mesmo servidor OPC DA precisam trocar dados entre si. Por exemplo, um usuário precisa que seja implementada uma troca de dados em um CLP Allen Bradley e um CLP Siemens ambos conectados ao mesmo KEPServerEX. Usando o Link Master, o usuário pode configurar um Link Group mapeando os tags dos dois CLPs e realizar a transferência de dados bidirecional entre eles.



Link Master - Diagrama Conceitual - Conexão entre Servidores OPC DA


Link Master - Diagrama Conceitual - Concentrador de Dados

Funcionalidades do Produto

Redundância - Habilita a operação em redundância de um par Link Master, onde um Link Master é o estação primária e outro Link Master é o estação secundária. Quando o estação primária falha o estação secundária assume o papel de estação primária. Quando o estação primária volta a opera o estação secundária reassume seu papel de secundária.

Operar como Serviço do Windows - O Link Master pode operar nos modos Interativo ou Serviço do Windows. O usuário, usando a opção de menu Tools | Options, define, a qualquer tempo, o modo de operação. No modo Interativo o usuário tem que colocar o Link Master em operação manualmente, e todo vez que um novo usuaŕio fizer login no computador o Link Master tem que ser colocado novamente em operação. No modo Serviço o Windows, durante a partida e inicialização coloca o Link Master em operação automaticamente.

Conversão de Escala - O Link Master suporta conversão de escala. Permite converter os dados recebidos de uma fonte em escala de engenharia, por exemplo. E, transferir os dados em escala de engenharia para o destino. O Link Master inclui os recursos de limitação, para evitar enviar ao destino valores sem sentido quando a fonte tiver enviado um valor que excede a escala, ou a conversão automática de tipo de dado para ponto flutuante para os valores convertidos.

Gerenciamento do Mapeamento dos Itens OPC. - O usuário cria Link Groups no Link Master para definir as listas de tags a serem transferidos entre os sistemas. Estes Link Groups podem ser usados para separar os tags em grupos organizacionais. Os mapeamentos são configurados usando o método de "arrastar e soltar" e podem ser feitos off-line ou on-line.

Event Viewer (Visualizador de Eventos) - O Link Master inclui também um Event Viewer. Através desta ferramenta ele apresenta notificações de informação, aviso ou erro ocorridas durante a operação. Este recurso agiliza a solução de problemas facilitando o diagnóstico.