Cogent


A Cogent Real Time Systems foi fundada em 1995, é uma empresa de desenvolvimento de software, e está estabelecida em Geortown, Ontario.

A Cogent iniciou desenvolvendo software para o sistema operacional de tempo real QNX, e em seguida usando uma tecnologia própria implementou um sistema para troca de dados em tempo real entre programas nos ambientes QNX e Windows, usando TCP e DDE. Em 1999 desenvolveu uma solução para troca de dados entre produtos Windows e Linux. E, posteriormente desenvolveu o Cogent Data Hub para o ambiente Windows.

A Cogent é reconhecida como uma líder no segmento de soluções de “middleware” no domínio do tempo real. E, com a introdução do novo Cogent DataHub v7.0 ela eleva mais uma vez os padrões no campo da integração de dados incluindo recursos novos e inovadores e suportando o estado da arte com tecnologias web usando o Silverlight. Especializada em conectividade a Cogent desenvolveu com produto que suporta multiplas intefaces como: OPC DA, OPC A&E, DDE, HTML, ODBC, e-mail, SMS e Tunneling com tecnologia própria. Esta interfaces se conectam em tempo real usando uma base de dados em memória.

DataHub OPC Tunneller™

Evite problemas de DCOM ao usar conexão em rede. Conecte clientes e servidores OPC remotos, por rede, sem ter que configurar permissões de DCOM. Elimine também os longos tempos de timeout do DCOM que podem causar a desconexão de uma aplicação. Tunnelling opera em conexões de rede ou pela Internet e pode ser usado para conectar qualquer quantidade de clientes OPC a servidores OPC.

OPC Tunneling

DataHub OPC Logger™

Leia e escreva em registros de tabelas de banco de dados. A integração dos processos exige que os dados de chão de fábrica sejam armazenados em banco de dados. O Cogent DataHub tem uma interface única de configuração que torna esta tarefa rápida e aberta a todo tipo de customização. Escreva dados do DataHub em qualquer banco de dados padrão ODBC, como Microsoft SQL Server, MySQL, OSIsoft PI, Oracle e vários outros. Você pode usar tabelas existentes ou criar tabelas novas de forma a atender os requisitos de sua aplicação. Pesquise o banco de dados para ler programação de produção, receitas e setpoints de processo, direto do banco de dados para suas aplicações cliente e servidor OPC.

OPC Data Logger

DataHub WebView™

Veja seus dados na web. DataHub WebView é um aplicativo do tipo “cloud”, auto hospedado, projetado para a apresentação de telas gráficas dinâmicas (animadas) através da web. Baseado na última tecnologia da Microsoft, o Silverlight 4.0, e no núcleo do DataHub da Cogent, este aplicativo introduz novas formas de apresentar dados de processo em qualquer sistema interligado por rede ou Internet usando browsers de internet. Simples de instalar, ele permite criar em pouco tempo seu sistema baseado em uma “cloud” particular. Você pode controlar quem acessa, quais dados podem ser acessados e quem tem direitos para criar novas telas.

DataHub WebView

Conexão com Excel

Arraste e solte dados dinâmicos em sua planilha. Arraste e solte o nome dos pontos diretamente do DataHub em uma planilha de Excel. Colete dados de várias fontes, locais ou remotas, arraste e solte no Excel para montar relatórios com dados atualizados em tempo real. O DataHub faz atualização contínua dos dados arrastados para a planilha de Excel, de forma que você tem a informação sempre atualizada. Salve a planilha e a próxima vez que você abri-la os dados serão atualizados automaticamente.

Conexão com Excel


Cogent DataHub - Diagrama Conceitual

Outras Funcionalidades do Cogent DataHub


  • OPC Bridging - O OPC DataHub permite a troca de dados entre dois ou mais Servidores OPC permitindo, na prática, que equipamentos de fabricantes diferentes troquem dados entre si.
  • OPC Aggregation - Permite reunir dados de diversos Servidores OPC em um único ponto de acesso. O Cliente OPC faz apenas uma conexão para ter acesso aos dados de processo originados por diversas fontes / Servidores OPC.
  • Redundância de fonte de dados - Para sistemas que requerem alta disponibilidade, o Cogent DataHub oferece a redundância do tipo “hot-standby”. Configure duas fontes de dados idênticas, defina uma delas como a fonte de dados primária e a outra como fonte de dados secundária. O Cogent DataHub passará os dados da fonte de dados primária ao cliente. Caso a fonte de dados primária ou sua conexão com o DataHub falhe, a função de redundância faz a transferência para a fonte de dados secundária imediatamente, evitando interrupção de dados para o cliente.
  • Data Historian - Se você precisa registrar dados de processo com alta frequência (muito rápido) gerenciadores de bancos de dados relacionais como SQL Server, MySQL ou Oracle podem não ter a capacidade de resposta para este tipo de tarefa. O Historian faz o DataHub operar com esta capacidade, proporcionando um armazenamento em alta velocidade capaz de processar milhões de transações por segundo, além de recuperar os dados com rapidez.
  • DataHub QuickTrend™ - DataHub QuickTrend é um programa que permite criar cartas de tendência a partir de dados lidos através de OPC, DDE, TCP ou uma fonte de dados criada através de script. Como qualquer engenheiro ou analista pode confirmar, analisar dados em tempo real usando cartas de tendência ajuda a investigar problemas, identificar oportunidades de otimização bem como avaliar novas estratégias. O que impressiona no DataHub QuickTrend é sua integração com outro recurso novo, o Data Historian. Adicione um ponto à carta e o QuickTrend automaticamente configura o Historian para criar e manter um histórico daquele ponto. A próxima vez que você abrir o QuickTrend, o histórico do ponto estará lá.
  • OPC Email / SMS - Você pode notificar operadores de condições de alarme ou enviar relatórios de fim de turno com dados atualizados enviando e-mails ou mensagens SMS a partir do OPC DataHub.
  • OPC ao Web - Com o suporte ao Java do OPC DataHub é possível apresentar dados dinâmicos OPC em páginas na Web. Crie relatórios em páginas HTML e use a páginas Web para permitir que usuários façam alterações em dados nos Servidores OPC.
  • OPC ao Linux / QNX - O OPC DataHub pode espelhar dados de outros DataHub em Linux e em QNX, através de uma conexão de rede. Este recurso permite integrar dados de Servidores OPC a aplicativos em QNX ou Linux, e vice versa.
  • Scripting - O Sistema de Script do OPC DataHub permite desenvolver rotinas específicas para manipular os dados do DataHub e gerar alarmes, condicionar dados e executar controles lógicos avançados. Com o Sistema de Script é possível criar programas personalizados para o ambiente Windows e apresentar dados em tela ou coletar dados inseridos manualmente pelo operador.
  • Cogent DataHub System Monitor™ - Com o Cogent DataHub, agora, você pode monitorar o desempenho de computadores em qualquer lugar na rede de sua empresa. Você decide os parâmetros que serão monitorados, como: uso da CPU, espaço livre no disco rígido, memória disponível, se processos críticos estão rodando ou não, entre outros. Estas informações são disponibilizadas em pontos do DataHub e podem ser compartilhadas pela rede ou pela Internet, em tempo real.